Publicada em 28 de Junho 2017.
Na era da internet, ter uma fan
page do seu consultório ou com o seu nome, de forma profissional, é fundamental
para divulgar a sua marca. Mas mais do que criar uma página com sua foto ou
logotipo e informações sobre horário de atendimento e tipos de serviços, você
precisa “alimentá-la” e fazer com que cada vez mais pessoas se interessem pelo
seu trabalho. Nem sempre é fácil manter ativa uma página de Facebook com
informações relevantes e que sejam de interesse do seu público, mas hoje nós,
da Dental Unic, trouxemos algumas dicas valiosas para você criar um post com
resultado.
1. Defina
com quem você quer falar
Definir a Persona do
seu negócio, é fundamental. Pense no perfil do seu potencial cliente, como por
exemplo, qual a idade que ele tem, sexo, escolaridade, gostos, hábitos etc. Por
mais que você tenha pacientes de todas as faixas etárias, classes sociais e
inúmeras diferenças, tente extrair qual é o perfil da maioria das pessoas que
frequenta seu consultório ou segue sua página. Assim, na hora de criar um post
você saberá exatamente com quem está falando.
2. Produza
conteúdos relevantes
Muitas vezes os
Dentistas e donos de consultórios se perguntam: Por que meu post não gera
engajamento, ou seja, não recebe curtidas, comentários, compartilhamentos?
Primeiro é importante que você saiba: nem todo mundo que curte a sua página
recebe o que você publica. O Facebook “mostra” para apenas uma pequena fatia do
seu público, o conteúdo que você publica. Dessa forma, é super importante que
você produza conteúdo relevante. Fale sobre seu negócio, sua equipe, dê dicas,
compartilhe informações úteis, valorize de forma diferente e criativa o seu
serviço. Demonstre ao seu seguidor que, mais do que divulgar, você quer manter
ele bem informado.
3. Invista no Facebook
Como falamos no item
anterior, um conteúdo bem trabalhado gera resultados. Mas também é importante
que você patrocine (impulsione) suas publicações para que elas alcancem mais
pessoas e, consequentemente obtenha mais engajamento. Decida um valor mensal a
investir. Pode começar com pouco, R$50,00 por exemplo, e distribua esse valor
entre as publicações que fizer ao longo do mês. Você verá a diferença e descobrirá
que investir no Facebook pode ter um custo-benefício bem interessante, desde
que você segmente o público que quer atingir.
4. Crie uma linha na identidade visual
Como em qualquer boa
marca, você precisa seguir um padrão de cores, fontes e traços sempre que for
desenvolver a arte para o seu post. Escolher uma foto com boa resolução, feita
por um profissional ou de banco de imagens, também é fundamental para o sucesso
da sua fan page. Não se esqueça que seu logotipo precisa assinar os posts. O
design neste caso pode ser um diferencial para o post chamar atenção e obter
melhor engajamento.
5. Interaja com
o seu público
As pessoas gostam de se
comunicar pela internet. Com uma fan page não seria diferente. Muitas vezes
elas vão elogiar, parabenizar ou, até mesmo, criticar sua empresa, através dos
posts que você publicar. É super importante responder cada comentário, sempre
agindo de forma estratégica, demonstrando o valor da sua marca e seus serviços.
Se houver alguma crítica ou reclamação relacionada ao seu trabalho, procure compreender
e amenizar a situação, e nunca se exaltar. Lembre-se que ali você não está
falando como pessoa, e sim como empresa. Também esteja atento às perguntas
inbox. Muitas pessoas pedem informações através deste canal, como horários,
tipos de serviços oferecidos.
6. Faça um relatório de resultados
Todo esse trabalho
precisa ser mensurado mensalmente, principalmente para você analisar se está
adotando as estratégias corretas e se a sua página está crescendo, de acordo
com o público que você quer. Através do Facebook
Insights você consegue visualizar todos os posts feitos, o desempenho de
cada um deles, o crescimento da sua página, o perfil do público que segue sua
página, entre outras informações bem interessantes. Determine aquilo que é mais
importante e analise fielmente todos os meses para medir seus resultados.
Até o próximo post!
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