Publicada em 21 de Setembro 2017.
Falar
de marketing estratégico é o caminho para profissionais da área da odontologia
que querem se destacar no mercado. Ter um marketing bem alinhado, que valorize
os serviços oferecidos e fortaleça a marca, fazem toda a diferença para quem
quer atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já frequentam o consultório.
Por
isso hoje, nos listamos algumas dicas básicas para você dar o primeiro passo e
analisar se o seu marketing está sendo feito da forma correta. Confira abaixo!
Código de ética para publicidade
Nossa
primeira dica é: pesquise sobre o código de ética médica/odontológica para
publicidade. Conhecer o que pode ou não pode ser divulgado, é de extrema
importância. Por exemplo, o código de ética determina
que não se pode fazer propagandas sensacionalistas ou que possam confundir ou
constranger o paciente. Sabendo bem do código de ética, você evita propagandas
indevidas e, consequentemente, uma punição pelo conselho de classe profissional.
Plano de marketing
Defina quais são os seus
objetivos. Você quer atrair mais clientes? Quer manter os que já estão? Quer
trabalhar o endomarketing, valorizando sua equipe? Quer apenas reforçar a
marca, pois já tem clientes suficientes? Todas essas perguntas precisam nortear
o seu plano de marketing, para que, só então, você defina com quem vai falar e
de que forma vai fazer isso. Um profissional de marketing, neste caso, pode
auxiliar bastante durante o processo.
Canais de comunicação
Faça uma pesquisa com seus
próprios pacientes/clientes para identificar os canais que eles mais gostam.
Pois lembre-se que o perfil do seu futuro cliente, tem todas as
características, de modo geral, do seu cliente atual.
Ao fazer esta pesquisa, além
de mensurar o grau de satisfação dos seus clientes, você ainda vai obter
informações valiosas, como por exemplo, se eles ouvem mais rádio, assistem mais
tv, acessam mais redes sociais e quais delas, e assim por diante.
Utilize mídias sociais
Estamos
na era das mídias sociais. A maioria, se não todos os seus pacientes, estão
nesses canais, e nada mais válido do que a sua empresa/marca também estar lá.
Mas
é preciso saber utilizar de forma estratégica e corporativa, trazendo conteúdo
informativo, relacionados ao que seu paciente gostaria de saber sobre seu
negócio, como dicas, informações sobre os procedimentos que você faz, mensagens
de motivação, um conteúdo mais denso, como um blog etc.
É altamente recomendado que
você busque ajuda de um profissional para realizar um planejamento de presença
nas redes sociais, assim você evita possíveis crises de marca e traz um
conteúdo com melhor qualidade.
Trabalhe com marketing digital
Sabe
quando alguém digita no Google: “dentista + cidade” e logo aparece dezenas de
nomes de consultórios odontológicos no topo? Essa é uma das estratégias do
marketing digital. O intuito dessa ferramenta é colocar a sua marca na
internet, para que quando as pessoas estejam navegando ou procurando sua área,
possam encontrá-la rapidamente. Existe um profissional específico para elaborar
essa estratégia, e você pode se destacar diante de seus concorrentes. Lembre-se
também que é preciso ter um site confiável, de fácil navegação e que permita que o
paciente entre em contato com seu consultório facilmente. Pensar em uma
funcionalidade que disponibilize a agenda livre do consultório ou que permita
que o paciente fale com a recepcionista por meio de um chat pode ser um
diferencial.
Marca forte
Observe a sua marca e
analise se ela está transmitindo aquilo que você gostaria. Uma marca forte,
confiável e que seja sempre lembrada é o grande diferencial para qualquer
setor. Providencie também da sua papelaria: envelopes, pastas, guias. Pois
todos esses elementos reforçam sua marca e levam o nome do seu negócio para
além das salas do consultório.
Não se esqueça do atendimento
De nada adianta fazer milhares de ações de marketing se, ao chegar no seu consultório, o paciente não se sentir bem ou entender que foi mal atendido. Por isso, capriche na apresentação, na estrutura do ambiente e, principalmente na maneira de atender, respeitando horários, dando todas as informações e se tornando mais que um profissional de odontologia na vida daquela pessoa, mas sim, um dentista amigo, que vai cuidar da boca daquele paciente, pro resto da vida.
Com um atendimento de qualidade, preços diferenciados e garantia de agilidade na entrega.
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