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Como iniciar uma gestão estratégica de marketing em consultórios odontológicos

Publicada em 21 de Setembro 2017.

Falar de marketing estratégico é o caminho para profissionais da área da odontologia que querem se destacar no mercado. Ter um marketing bem alinhado, que valorize os serviços oferecidos e fortaleça a marca, fazem toda a diferença para quem quer atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já frequentam o consultório.

Por isso hoje, nos listamos algumas dicas básicas para você dar o primeiro passo e analisar se o seu marketing está sendo feito da forma correta. Confira abaixo!

Código de ética para publicidade

Nossa primeira dica é: pesquise sobre o código de ética médica/odontológica para publicidade. Conhecer o que pode ou não pode ser divulgado, é de extrema importância. Por exemplo, o código de ética determina que não se pode fazer propagandas sensacionalistas ou que possam confundir ou constranger o paciente. Sabendo bem do código de ética, você evita propagandas indevidas e, consequentemente, uma punição pelo conselho de classe profissional.

Plano de marketing

Defina quais são os seus objetivos. Você quer atrair mais clientes? Quer manter os que já estão? Quer trabalhar o endomarketing, valorizando sua equipe? Quer apenas reforçar a marca, pois já tem clientes suficientes? Todas essas perguntas precisam nortear o seu plano de marketing, para que, só então, você defina com quem vai falar e de que forma vai fazer isso. Um profissional de marketing, neste caso, pode auxiliar bastante durante o processo.

Canais de comunicação

Faça uma pesquisa com seus próprios pacientes/clientes para identificar os canais que eles mais gostam. Pois lembre-se que o perfil do seu futuro cliente, tem todas as características, de modo geral, do seu cliente atual.

Ao fazer esta pesquisa, além de mensurar o grau de satisfação dos seus clientes, você ainda vai obter informações valiosas, como por exemplo, se eles ouvem mais rádio, assistem mais tv, acessam mais redes sociais e quais delas, e assim por diante.

Utilize mídias sociais

Estamos na era das mídias sociais. A maioria, se não todos os seus pacientes, estão nesses canais, e nada mais válido do que a sua empresa/marca também estar lá.

Mas é preciso saber utilizar de forma estratégica e corporativa, trazendo conteúdo informativo, relacionados ao que seu paciente gostaria de saber sobre seu negócio, como dicas, informações sobre os procedimentos que você faz, mensagens de motivação, um conteúdo mais denso, como um blog etc.

É altamente recomendado que você busque ajuda de um profissional para realizar um planejamento de presença nas redes sociais, assim você evita possíveis crises de marca e traz um conteúdo com melhor qualidade.

Trabalhe com marketing digital

Sabe quando alguém digita no Google: “dentista + cidade” e logo aparece dezenas de nomes de consultórios odontológicos no topo? Essa é uma das estratégias do marketing digital. O intuito dessa ferramenta é colocar a sua marca na internet, para que quando as pessoas estejam navegando ou procurando sua área, possam encontrá-la rapidamente. Existe um profissional específico para elaborar essa estratégia, e você pode se destacar diante de seus concorrentes. Lembre-se também que é preciso ter um site confiável, de fácil navegação e que permita que o paciente entre em contato com seu consultório facilmente. Pensar em uma funcionalidade que disponibilize a agenda livre do consultório ou que permita que o paciente fale com a recepcionista por meio de um chat pode ser um diferencial.

Marca forte

Observe a sua marca e analise se ela está transmitindo aquilo que você gostaria. Uma marca forte, confiável e que seja sempre lembrada é o grande diferencial para qualquer setor. Providencie também da sua papelaria: envelopes, pastas, guias. Pois todos esses elementos reforçam sua marca e levam o nome do seu negócio para além das salas do consultório.

Não se esqueça do atendimento

De nada adianta fazer milhares de ações de marketing se, ao chegar no seu consultório, o paciente não se sentir bem ou entender que foi mal atendido. Por isso, capriche na apresentação, na estrutura do ambiente e, principalmente na maneira de atender, respeitando horários, dando todas as informações e se tornando mais que um profissional de odontologia na vida daquela pessoa, mas sim, um dentista amigo, que vai cuidar da boca daquele paciente, pro resto da vida. 

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