Publicada em 19 de Outubro 2017.
Estar com a agenda lotada é um dos grandes objetivos do seu consultório. Inclusive já falamos aqui sobre como atrair mais pacientes através de uma gestão de marketing eficiente(https://www.dentalunic.com.br/noticias/como-iniciar-uma-gestao-estrategica-de-marketing-em-consultorios-odontologicos/?cod=15/). Só que, além de estar com o consultório cheio, realizar um bom atendimento aos seus pacientes é de fundamental importância para a imagem do seu consultório, fidelização dos clientes e para sucesso, como um todo, do seu negócio.
Trouxemos hoje algumas dicas bem importantes que vão ajudar a otimizar o atendimento do seu consultório odontológico. Confira:
Pré-atendimento
No momento da marcação da consulta, seja ela por telefone, e-mail, WhatsApp, rede social, é importante passar com clareza e atenção as informações ao paciente, para isso é importante que o profissional esteja bastante organizado. Além dos dados essenciais como data, hora, local é sempre bom passar informações complementares também como disponibilidade ou não de estacionamento, pontos de referência para encontrar o local, site para mais informações etc.
Sala de espera
“A primeira impressão é a que fica”. Esse antigo ditado se encaixa aqui. A sala de espera deve estar bem organizada, limpa e sinalizada. Som ambiente agradável, bebedouro, iluminação apropriada, são dicas interessantes para uma boa primeira impressão. Você pode disponibilizar ainda passatempos como Wi-Fi e revistas. Quanto às revistas, procure mantê-las atualizadas, organizadas e com assuntos interessantes aos seus pacientes.
Recepção aos pacientes
Simpatia é a prática da vez. O profissional da recepção precisa se mostrar disposto a ajudar o paciente, entender seus pedidos, queixas e procurar agilizar o atendimento. Se for sua função, também deve procurar explicar o funcionamento do consultório quanto a agendamentos, preenchimento de questionários para o que o dentista conheça o paciente, especialidades, convênios etc. Vale também fazer uma ouvidoria, uma espécie de “filtro” para resolução de problemas.
Tratamento profissional
É importante manter certa distância do paciente, no que ser refere ao lado pessoal. Claro que existe uma proximidade inevitável com os pacientes, tendo em vista que trata-se de saúde e se torna necessária algumaintimidade. Mas mantendo uma postura profissional, isso servirá de exemplo para toda a equipe do consultório e trará mais benefícios a todos.
Pós-atendimento
É importante manter o contato com o paciente no pós-atendimento pelo processo de fidelização. Questionários de pós-atendimento, ligações para saber como está a recuperação, parabenizar em datas especiais, são maneiras interessantes de manter o bom relacionamento e que trará um impacto interessante no trabalho final do consultório.
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